Para quem já leu “A culpa é das estrelas”, sabe muito bem que é um livro que tira tantos sorrisos quanto lágrimas dos leitores. Porém o que muitos não sabiam, é que a história da apaixonante Hazel Grace, na verdade foi baseada em Esther Grace, amiga de John Green que passou parte de sua vida batalhando contra o câncer. Esther Grace Earl e John Green se conheceram em uma conferência em 2009 para fãs de Harry Potter, ela era uma fã dos livros e dos vídeos que John Green e seu irmão faziam. Desde então, viraram amigos e John Green a acompanhou até sua morte, em agosto de 2010. Esther (que em Persa, significa “estrela”), nasceu em Agosto de 1994, e foi diagnosticada em dezembro de 2006 com carcinoma papilar da tireoide (um tipo de câncer maligno), já com metástases no pulmão. Com o tumor nos pulmões, ela precisou usar tubos de oxigênio para auxiliar na respiração, ficando assim cada vez mais difícil se locomover. Por esta razão, ela começou a criar amizades online através de seu canal do Youtube chamado cookie4monster4, criado no final de 2008.
Com a fama do canal do Youtube, Esther chamou a atenção de J.K. Rowling, que mandou um desenho para ela do Chapéu Seletor, com os dizeres:
“To Esther, with love and best wishes always -Jo” (Para Esther, com amor e muitas felicidades sempre – Jo)”.
Esther era fã de Harry Potter
Em uma entrevista, John Green comentou sobre Esther, e sobre a inspiração que ela foi para conseguir escrever “A culpa é das estrelas”:
“Esther era uma pessoa incomum, e conhecê-la me lembrou de como os adolescentes podem ser introspectivos e ao mesmo tempo ter uma empatia estonteante. Pensar sobre essas qualidades me deu uma nova visão dessa história, que tentei escrever por 10 anos. É importante dizer que Esther era muito diferente de Hazel e que eu certamente não quis me apropriar da história dela. Mas eu jamais poderia ter escrito este livro se não a tivesse conhecido. Ela inspirou cada palavra.”
Capa do livro A Culpa é das Estrelas de John Green que foi inspirado em Esther Grace
Ele também comenta como foi difícil escrever o livro, que demorou 10 anos para ser escrito, principalmente após a morte de uma grande amiga:
“Tentei escrever essa história por muitos anos e continuava falhando, o que era extremamente frustrante. Foi difícil por muitas razões, mas acho que a principal é que eu queria que os personagens fossem pessoas reais – engraçadas, irônicas, com raiva, inteligentes – e eu não queria perder essas características por serem personagens que estavam doentes. Isso foi difícil. Eu seguia caindo no sentimentalismo e romantizando os personagens e sua falta de sorte. Além disso, foi difícil porque eu estava triste. Triste e, francamente, com muita raiva. Isso porque Esther havia morrido, e muitas crianças morriam todos os dias por falta de comida e remédio. Isso começou a consumir minha escrita. Então, enquanto eu queria que o livro fosse engraçado, a pessoa que escrevia estava com muita dor. Porém, escrever pode ser difícil, mas é mais fácil do que 99% dos outros trabalhos. Não é uma tortura ou algo do tipo.”
O Livro ‘A Culpa é das Estrelas’ foi adaptado para o cinema e tem estreia prevista para 2014. A personagem Hazel Grace, inspirada em Esther é interpretada pela atriz Shailene Woodley.
Esther Grace (esquerda) e a atriz Shailene Woodley caracterizada como a personagem Hazel Grace
Jonh Green e Esther Grace em momento de descontração
O escritor John Green e o elenco do filme ‘A Culpa é das Estrelas’ no set de filmagens nos EUA
No dia 03 de agosto de 2010, John Green criou o “Dia da Esther”, e perguntou para ela o que queria que os nerdfighters do mundo inteiro fizessem, Esther respondeu a John que queria que seu dia fosse sobre família e amor. (Obs: NerdFigther é uma definição que surgiu nos vídeos de John Green e seu irmão Hank, e significa:” Pessoas que ao invés de serem feitas de tecidos e células são feitos de awesome”).
Esther Grace em seu canal do Youtube
Em 25 de Agosto de 2010, logo depois de ter completado 16 anos, Esther faleceu. Há uma fundação chamada “This Star Won’t Go Out” (Essa estrela não se apagará) que foi criada pela família de Esther. A instituição ajuda financeiramente famílias com crianças com câncer. Será lançado um livro contando a história de Esther, intitulado “This Star Won’t Go Out: The Life and Words of Esther Grace Earl” (ainda sem tradução), o livro terá prefácio de John Green, além de anotações dos pais de Esther.
Segundo o pai de Esther, o sonho dela era ser escritora, ela começou a escrever histórias aos 5 anos e nunca mais parou. O pai pretendia publicar suas cartas, diários e contos de forma independente, mas primeiro apresentou o trabalho para John Green. O autor então mostrou a obra para seu editor, que decidiu publicá-la juntamente com fotos da família focando os últimos dois anos de vida da adolescente. A previsão de lançamento é para janeiro de 2014 nos EUA (sem previsão ainda no Brasil).
Capa do livro de Esther Grace Earl (Inglês)
Capa do livro de Esther Grace Earl (Português)
Livro “This Star W’ont Go Out’ (A estrela que nunca vai se apagar)– Sinopse :
“Eu já disse muitas vezes ao longo dos últimos 15 meses, que ‘A Culpa é das Estrelas’é dedicado a minha amiga Esther Earl, não é sobre ela. Em sua verdadeira história, Esther é poderosa,é engraçada, uma história dolorosa que pertence a ela e à sua família, e eu estou tão animado por estar sendo contada neste livro surpreendente, que será lançado em janeiro de 2014 e está disponível para pré- venda na Amazon. O livro ‘Star Won’t Go Out’ inclui escritos no diário e esboços de Esther, e você vai conferir finalmente que um bela escritora ela era. Com anotações escritas por Lori e Wayne, os pais de Esther, e a introdução foi escrita por mim “. John Green
Último vídeo postado por Esther Grace em seu canal no youtube.
Canal de vídeos no YouTube da nossa querida Esther :) Cookie4Monster4
Nenhum comentário:
Postar um comentário